UltimaTrombeta.com.br

  • Tribulação

  • TRIBULAÇÃO


    “Porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.” Mt 24.2


    RESUMO


    O objetivo do presente trabalho é apresentar para a Igreja do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo respostas para estas questões: Qual o conceito de tribulação? Quando começará a tribulação? Quantos anos durará a tribulação? O que acontecerá de relevante durante a tribulação? A Igreja passará pela tribulação? Quais são os principais sinais caracterizadores da tribulação? Quais as principais profecias bíblicas sobre a tribulação? O que devemos fazer para não passar pela tribulação? O que devemos fazer se ficarmos para a tribulação? O que acontecerá logo após da tribulação?


    Palavras chaves: Tribulação; arrebatamento; tempo do fim; profecias; fim do mundo.


    01 INTRODUÇÃO


    01.1 Ao que se pode perceber da leitura da Bíblia Sagrada e dos melhores livros que tratam do assunto, é que a tribulação é um período de grande sofrimento para a humanidade, por melhor dizer, será o período de maior sofrimento para os homens em toda a história da humanidade. Como é sabido, o mundo já passou por muitas guerras, no passado, na era medieval, na era moderna e neste momento, fevereiro de 2015, estão acontecendo algumas guerras mundo afora, provavelmente umas três, a palavra guerra, perto do que acontecerá durante a tribulação, será como falar em atropelamento nos dias atuais. Não terá grande significado. Porque na verdade, durante a tribulação estão previstos além dos acontecimentos naturais, também os sobrenaturais.


    01.2 Portanto, são estas as principais questões a serem respondidas com este trabalho: Qual o conceito de tribulação? Quando começará a tribulação? Quantos anos durará a tribulação? O que acontecerá de relevante durante a tribulação? Quais são os principais sinais caracterizadores da tribulação? A Igreja passará pela tribulação? Quais as principais profecias bíblicas sobre a tribulação? O que devemos fazer para não passar pela tribulação? O que devemos fazer se ficarmos para a tribulação? O que acontecerá logo após da tribulação?


    01.3 Qual o conceito de tribulação?


    01.3.1 Tribulação é um momento de dor, desespero e grande sofrimento; por exemplo: alguém muito amado está doente, foi atropelado, sofreu algum tipo de vexame, um processo. Já a tribulação da qual estaremos tratando neste trabalho, é algo inusitado, sem igual, sem precedentes na história da humanidade. A própria Bíblia diz que a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. É ela que diz o que é tribulação, nas palavras do Senhor Jesus:


    01.3.2 “Porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.” Mt 24.2


    01.3.3 Jesus usa as palavras mais fortes que se poderia usar para definir uma tribulação: “nunca houve e nem jamais haverá tão grande sofrimento”.


    01.3.4 Ter a oportunidade de escapar da tribulação, como de fato temos, porque estamos recebendo o conhecimento em primeira mão do que fazermos para escaparmos, e não o fazermos, é falta de esperteza, sabedoria, tirocínio.


    02 ARGUMENTAÇÃO


    02.2 Quando começará a tribulação?


    02.2.1 Biblicamente falando, a tribulação é um período de sete anos, dividido em dois períodos de três anos e meio cada um (Daniel 7:25; 12:7 e 12:11) e (Ap 12:14), esta questão está totalmente pacificada entre os maiores estudiosos da Bíblia em todos os tempos. Já fazem muitos séculos que esta questão sedimentou e petrificou. Dificilmente se encontrará alguém falando algo diferente, até os pastores que pregam de forma contrária, concordam com a disposição de que a tribulação está dividida em dois períodos de 3,5 anos cada um. Até os que discordam em quase tudo, concordam com esta divisão.


    02.2.2 Por quê entender esta divisão é tão importante? É pelo fato de que a verdadeira tribulação só começará no segundo período, três anos e meio depois do arrebatamento. Embora o período tribulacional comece imediatamente após o arrebatamento, os efeitos danosos e arrasadores da tribulação só serão verdadeiramente presenciados depois de três anos e meio do arrebatamento, quando então acabará o chamado período de engano.


    02.2.3 Portanto a tribulação em si, o terror, o inferno na terra, (Ap 9:1-3) o grande dia mal, o fim do mundo, a carnificina generalizada, começará três anos e meio após o arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus Cristo.


    02.3 Quantos anos durará a tribulação?


    02.3.1 O período total da tribulação será de sete anos, dividido em dois períodos de três anos e meio cada um. Sendo o primeiro período, chamado de período de engano, e o segundo período, chamado de tribulação. (Ap 11:2)


    02.4 O que acontecerá de relevante durante a tribulação?


    02.4.1 Logo nos primeiros anos após o arrebatamento da Igreja, será estabelecido na terra um governo único. O governo satânico, mundial, e matará qualquer um que não o adorar como sendo Deus. (Ap 13:15) Haverá um controle eletrônico total sobre as pessoas, comprar, vender, pagar, tudo mediante uma marca visível e um chip implantado na pele da mão ou testa, quem se negar a isto ou morre de fome (Ap 6:5 e 7) ou morre na guilhotina. (Ap 16:16) Será feita uma pergunta constante para as pessoas: “Você nega a Jesus ou confessa a Jesus”? (Ap 6:11) Se confessar, será degolado na guilhotina (Ap 20:4) imediatamente sem nenhum tipo de julgamento, elas estarão para todo lado nas praças públicas para todos verem. Se negar, receberá um implante de um chip na mão ou testa e automaticamente terá perdido a salvação eternamente porque vendeu a alma ao diabo. (Ap 14:9-11) As pessoas que tiverem a marca da besta, sofrerão mais antes de morrer. (Ap 16:2)


    02.4.2 O homem que será o presidente mundial, será um homem como se conhece, mas apenas terá o corpo de homem, porque não terá alma, será um fantoche, será um corpo sendo utilizado pelo próprio Satanás, é por isto que ele exige adoração, porque ele sempre teve inveja de Deus e quer ser adorado como Deus é. Este homem já está vivo e tem meia idade, e é como se sabe, um político que pode ser de qualquer país. Eu já vi ele em sonho, e o conheço, porém, o sonho poderia ser meramente ilustrativo e pedagógico, certamente não será o político que vi em meu sonho. O que vi tem hoje, 2015, uns sessenta anos, muito difícil ser ele. Certamente ele vem de onde deve vir, uma grande potência.


    02.4.3 Morrer durante a tribulação será um presente de Deus. (Ap 9:6) Porque de fato, e isto é extremamente estranho, a morte como se conhece, será retirada da terra, por um período de 5 meses. Os homens desejarão morrer ardentemente para sair do sofrimento, mas a morte não existirá. (Ap 9:6) Imagine a cena, a pessoa toda esmagada, destroçada, explodida, aos pedaços e viva, nem dá para compreender a dimensão deste castigo divino.


    02.5 Quais são os principais sinais caracterizadores da tribulação?


    02.5.1 Os principais sinais da tribulação são: terremotos; (Ap 6:12 e 16:18) maremotos; vulcões; furacões; guerras; fome; pestes; secas; enchentes; nevascas; descongelamento do gelo polar e glaciares; desaparecimento de rios e lagoas; (Ap 11:6) calor excessivo; falsas profecias; falsos cristos fazendo milagres miraculosos e enganando a muitos; excessiva pecaminosidade; excessiva criminalidade; guerras; pessoas tendo ataque de loucura e morrendo na rua, pânico e terror por ter certeza que o mundo “vai acabar” (Lc 21:26); alteração das ondas do mar e invasão de terra pelas águas do mar. Tudo isto, que embora sejam os mesmos sinais do tempo do fim, agora eles vem amplificados e de forma mais permanente.


    02.5.2 Mas há outros sinais dos quais eu não gostaria de falar, porém é minha obrigação como obreiro de Deus, dar o recado direitinho, são eles: morticínio generalizado, (Ap 6:4) as pessoas vão sair em grupos para matar umas às outras, hoje, isto é conhecido como arrastão; o sol estará bem mais ardente, (Ap 16:8) as pessoas sofrerão queimaduras horríveis. Os ventos vão parar, haverá calor sem precedente. A terra estará bêbada, seus movimentos vão variar, afetando lagos, lagoas, o mar e grandes edifícios e especialmente as pessoas que enlouquecerão. Canibalismo generalizado.


    02.6 A Igreja passará pela tribulação?


    02.6.1 Embora muitos pastores, achem que a Igreja vai passar pela tribulação, porque de fato, pela Palavra, Bíblia Sagrada, mas especificamente pelo texto de Mateus 24, fica claro e evidente que a Igreja vai passar pela tribulação. Embora fique claro e evidente, devo dizer que aqueles que se aplicam a ler a Palavra de Deus, devem manter o bom costume de ler a Bíblia inteira, e não ficar dando interpretação para versículos ou textos isoladamente. Se pergarmos texto isolado, o arrebatamento seria no meio da Tribulação, com base em Daniel 12.7. Teve caso em que eu cheguei a passar doze anos procurando entendimento de um texto (ISamuel 28), para poder exarar o meu ponto de vista.


    02.6.2 O que de fato aconteceu é que o evangelista Mateus, misturou os assuntos propositadamente, para confundir os que querem ser sábios e não são, porque a sabedoria divina é aquela que vem de Deus, mediante grande humilhação, de modos que esta loucura serve para a Igreja identificar as pessoas que estão desviadas pregando heresia.


    ... Marcos 04.11 e 12.


    11 - "Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus, mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas," 12 - "para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles"....


    Porque é extremamente fácil de perceber se a igreja vai ou não passar pela tribulação. Se a tribulação é um castigo de Deus para os que rejeitaram o filho de Deus? Por que os que o receberam precisariam passar por tribulação? (Lc 18:7) Deus, é um pai de amor. A Igreja, nunca, jamais irá passar por tribulação. Nem mesmo pelo primeiro período de engano, como dizem alguns: arrebatamento meso-tribulacional, no meio da tribulação.


    02.6.2.1 "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra". (Ap 3:10)


    02.6.2.1.1 Na Bíblia devemos interpretar um texto dentro do contexto, e este texto, obviamente se refere ao que vai acontecer com os crentes e os não crentes durante o Apocalipse.


    02.6.2.2 Quando o Senhor Jesus, o Anjo do Senhor, visitou Abraão (Gn 18), observa-se o desespero de Abraão ao saber que os anjos estavam indo para destruir Sodoma e Gomorra (que são o exemplo clássico dos nossos dias, o mundo de hoje está bem pior do que nos dias de Sodoma e Gomorra, atingimos um nível de pecaminosidade que jamais foi atingido em toda história da humanidade), "Quando vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?" (Lc 18:8) entre os apelos de Abraão, este me chamou a atenção:


    02.6.2.3 "Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra"? Gn 18:25


    02.6.2.4 Os capítulos 06, 07, (Noé e o dilúvio) 18 e 19 (Abrão e a destruição das cidades impenitentes da planície verdejante do Jordão: Sodoma, Gomorra, Zeboim e Admá) de Gênesis, são um retrato fiel dos nossos dias, sempre que humanidade atinge o limite da iniquidade, (Gn 15:16) Deus entra com uma medida preventiva. É simples, Deus é misericordioso, mas também é justiça: "a misericórdia triunfa sobre o juízo". Tiago 2:13 A tribulação da qual estamos falando aqui, é de fato o "fim do mundo", quase toda a vida humana será ceifada da terra.


    02.7 Quais as principais profecias bíblicas sobre a tribulação?


    02.7.1 A tribulação é um dos eventos da história humana que mais tem profecia, são tantas que nem dá para relacioná-las. O livro do Apocalipse, é em si a revelação de Deus do que vai acontecer durante a tribulação. Foi exaustivamente falada por Jesus nos evangelhos. Aparece incontáveis vezes no Velho Testamento. Aparece muitas vezes nas cartas do Novo Testamento, em Atos dos apóstolos, enfim, por toda a Bíblia, a tribulação é mencionada, literalmente e as vezes de forma figurada.


    02.7.2 Algumas: Mateus capítulo 24; Marcos 4, 13; Atos 7 e 11; Romanos 2, 5, 8 e 12; I Co 7; II Co 1, 2, 4 e 8; e mais umas 30 vezes.


    03 CONCLUSÃO


    03.1 O que devemos fazer para não passar pela tribulação?


    03.1.1 Tomar uma atitude com relação ao seu Criador. Aceitar ao Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e salvador de sua vida. Procurar uma igreja genuinamente evangélica, porque existem algumas que veem o dinheiro como sendo um Deus, congregar e parar de pecar. Assim, terá consigo o selo da promessa de Deus, o Espírito Santo. Qualquer pessoa que não tiver o selo, o Espírito de Deus em si, não será arrebatado e ficará para passar pela tribulação.


    03.1.2 Pessoas turronas, preguiçosas, orgulhosas, que rejeitam tudo, sem nem analisar nada, vão ficar. Veja o que diz este Salmo:


    03.1.3 “A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos”. Salmo 119:155.


    03.1.4 E agora este:


    03.1.5 “Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: não há Deus”. Salmo 10:4.


    03.2 O que devemos fazer se ficarmos para a tribulação?


    03.2.1 A princípio, devo dizer que quem lê a Bíblia Sagrada e ou congrega regularmente em uma igreja evangélica onde a salvação está em primeiro plano, é praticamente impossível ficar para a tribulação. É como fazer um bolo, você recebe a receita e os ingredientes, é só trabalhar que o bolo vai sair normalmente.


    03.2.2 Mas se isto acontecer, e é sobre isto que temos que falar, infelizmente, a princípio a pessoa terá que fazer uma escolha, se quer ir para o inferno ou para o céu, e durante a tribulação, ir para o céu, é sinônimo de morrer. E neste caso, é infinitamente melhor morrer e ganhar a salvação eternamente, do que ficar vivo por umas horas ou dias e depois morrer de qualquer jeito e o pior, perder a salvação eternamente.


    03.2.3 Quando os soldados vierem, você terá que responder se confirma ou nega Jesus, confirmando, morte e salvação eterna, negando, vida curta e perdição eterna.


    03.2.4 Há ainda uma hipótese possível e pouco provável, passar a tribulação com vida, escondido em algum lugar. (Is 26:20) Uma caverna, uma floresta, uma montanha distante onde haja um rio para saciar a sede, mas terá que resistir por sete anos este tormento, porque os “mortos” vão lhe procurar noite e dia e lhe achando, irão lhe denunciar para as autoridades, que irão lhe caçar como se caça um animal perigoso e matá-lo-ão. (Ap 6:4) Portanto, aproveite o tempo agradável de Deus, e seja filho de Deus em tempo.


    03.2.5 Pergunta comum durante a tribulação: “mas você não era crente, porque ficou”? E esta será a resposta comum: “é verdade, eu era crente, mas estava desviado, fui pego de surpresa, a verdade é que eu era crente de mentirinha. Ia para a igreja mas fazia tudo errado”.


    03.3 O que acontecerá logo após da tribulação?


    03.3.1 Um evento que irá acontecer ao final da tribulação, não se sabe se antes ou depois da chuva de pedras (Ap 8:7) e o desmantelo dos astros e estrelas caindo, (Ap 6:13) será a batalha do Armagedon, (Ap 17:14) a qual será um enfrentamento dos exércitos da terra contra o exército de Israel, pode parecer muito estranho, mas é o que está escrito na Bíblia, como se sabe, materialmente falando, Israel não tem condições de enfrentar muitos dos exércitos da atualidade, muito menos uma coalisão mundial, porém há um mistério a ser considerado, Jesus estará à frente do exército de Israel, assim, ficará fácil de Israel ganhar a batalha. Nesta batalha, os soldados serão comidos vivos por bichos, imagino que seja algum tipo de arma biológica ou micro-robôs. (Atos 12:23)


    03.3.2 A tribulação será encerrada de forma extremamente estranha, uma chuva de pedras vindas do espaço sideral sobre a terra, matará grande parte do que restou da humanidade. Muitas coisas estranhas estão previstas para este momento, o sol escurecer, (Ap 8:12) a lua desaparecer na escuridão, a terra ficar totalmente escura por um período, estrelas vão despencar do céu e passar “perto” da terra, mas nenhuma se chocará com ela, para que a terra não seja destruída, por causa do milênio. A minha previsão é que escapará ao final da tribulação, algo em torno de 5% (cinco por cento) da atual população do planeta. Lhe convido a ler o livro do Apocalipse. Beba a água diretamente na fonte.


    03.3.3 Passar pela tribulação não é de Deus. Renda-se a Jesus.


    Autor: Pastor Mota