UltimaTrombeta.com.br

  • Milênio

  • MILÊNIO – Um reinado de paz


    RESUMO


    O objetivo do presente trabalho é conceituar o que é o milênio bíblico; apresentar as razões pelas quais Deus instituiu este período de mil anos; trazer evidências bíblicas do que acontecerá durante o período. Esclarecendo desde já que, o milênio é um assunto profundamente polêmico e de difícil entendimento, pouco explorado e estudado, havendo vários pontos de vista sobre o tema, alguns chegando à margem do absurdo com textos bíblicos que nada têm a ver com aquilo que se propôs falar e teorias surrealistas sem nenhuma fundamentação bíblica.


    Palavras chave: milênio; arrebatamento; tribulação; eternidade; enigma;


    01 INTRODUÇÃO


    01.1 A tempos tínhamos a proposta diante de Deus de escrevermos um trabalho sobre o milênio, mas não tínhamos coragem, porque nos faltava o conhecimento e entendimento do assunto o suficiente para encararmos tão grande responsabilidade, visto que o assunto é de uma complexidade incalculável e muitos que se arriscam entram em devaneio. Ao analisarmos as centenas de trabalhos na Internet, percebemos alguns detalhes que nos chamaram a atenção: Alguns autores se propões falar do milênio, mas falam de outros assuntos, outros trazem dezenas de textos bíblicos muitos fora de contexto, e foi vendo estes detalhes, que procuramos fazer um trabalho consistente, dizendo pouco mas com propriedade. Resguardado um melhor juízo de valor sobre o tema.


    01.2 Antes de qualquer coisa, é de suma importância esclarecer um ponto que parece mais uma loucura para podermos entrar no tema. O mundo em que vivemos não está sob o domínio de Deus, mas sim de Satanás. À primeira vista, isto parece extremamente absurdo e não menos que uma ideia esdrúxula, sem nenhuma base de fundamentação, porém, a Bíblia está repleta de passagens mostrando com a mais absoluta clareza que Deus não reina no mundo atual, quem reina é Satanás. Apresentarei as minhas razões.


    01.3 Portanto, o milênio é o estabelecimento do reino de Deus na terra. Da criação até a prisão de Satanás, quem manda na terra é Satanás.


    01.4 “O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. (Ap 11:15)


    01.5 “Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite”. (Ap 12:10)


    01.6 Sempre ouvi falar desta história de “Reino de Deus e a sua justiça”, mas nunca entendi bem o seu significado, não é pra menos, se alguém sabia não me dizia, nunca ouvi com clareza o verdadeiro significado da expressão “Reino de Deus”. E ficava imaginando, porque este reino de Deus é futuro e não presente. Por fim, “caiu a ficha”. Adão entregou o reino de Deus na mão do Diabo quando pecou pela primeira vez, precisou que o Filho de Deus morresse na cruz para resgatar este reino, que ainda não foi resgatado por completo, porque enquanto reinar o pecado na terra, ou Satanás estiver solto, Deus não reina na terra.


    01.7 Portanto, o milênio, será um período de mil anos, em que Deus, na pessoa de seu filho, Jesus Cristo, irá reinar na terra, porque da criação até o fim da tribulação, que é quando se iniciará o milênio, quem governa a terra é Satanás e ele irá perder este governo.


    01.8 Explicamos o que é o milênio, agora vamos explicar como será o milênio. Sim, mas Satanás será solto ao fim do milênio! (Ap 20:7) Também falaremos sobre isto.


    02 ENTENDENDO O MILÊNIO


    02.1 Vamos sequenciar os fatos para entendermos o milênio. Deus cria céus e terra. (Gn 1 e 2) Cria as plantas, chuvas (Gn 2). Cria os astros (Gn 1). Cria o homem e a mulher (Gn 1:27). A queda ou pecado inicial (Gn 3). Aí surge uma pergunta. Em que momento Satanás e um terço dos anjos caíram do céu para atormentar os homens na terra? Antes ou depois da queda do homem? Lógico, se Satanás foi quem derrubou o homem com a desobediência, então, ele e os anjos caíram primeiro. Explico.


    02.2 Então houve uma desobediência no céu, e Satanás e seus anjos foram lançados na terra para tentar os homens, (Is 14:12) assim diz o texto bíblico, mas falando de coisas futuras, porque quando o diabo caiu a humanidade só existia no coração de Deus.


    02.3 “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! (Is 14:12)


    02.4 Em Gênesis quatro, temos, Satanás, um terço dos anjos e toda a humanidade representada por Adão e Eva, caídos pelo pecado da desobediência. O primeiro homem nascido de uma relação de homem com mulher, se chamou Caim (Gn 4:1) e assassinou o irmão por inveja. Abel, era adorador do Deus vivo, enquanto Caim adorava pedra e pau. Os dois primeiros homens nascidos de uma concepção homem x mulher, estavam separados pelos reinos das trevas e luz: Caim optou pelo reino das trevas de Satanás e seus demônios, e Abel optou pelo reino de luz do Filho do amor de Deus, Caim era das trevas e Abel era da luz, Caim oferecia oferta fria e morta (abóboras) e Abel oferecia oferta quente e viva (ovelha). (Jo 3:12)


    02.5 Interessante é que ambos, Caim e Abel, nasceram no mesmo reino, trevas, assim como nascem praticamente todos os homens, mas um foi mais sábio e escolheu o reino da luz. Hoje, os filhos dos adoradores já nascem no reino da luz, depois podem optar.


    02.6 No princípio, criou Deus o homem e a mulher em estado de perfeição, eram inocentes, desconheciam o bem e o mau, não tinham entendimento de pecado e andavam nus no jardim do Édem, até a queda (Gn 3). Não estou divagando, estou lhe conduzindo a entender o porquê do milênio.


    02.7 Disto, conclui-se que Deus criou um reino de paz e prosperidade, justiça plena, amor e perfeição e o entregou nas mãos dos homens e Ele vinha toda tarde, para ver se tudo ia bem com o seu reino de justiça(Gn 3:8) Ele vinha apenas para conferir o seu reino. Então Deus era o Rei deste mundo até o homem pecar. A partir do momento da queda, Deus perdeu o reino para Satanás, porque Ele Deus, havia entregue as chaves do reino na mão dos homens para eles cuidarem do reino, (Gn 3) e os homens, Adão, não guardou, entregou na mão de Satanás. Agora entendemos porque este mundo jaz na mão do maligno.


    02.8 “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. (Jo 5:19) e outro (Jo 17:15).


    02.9 Quando eu paro para pensar no comportamento de Deus com relação à humanidade me dá vontade de rir. Ele sabe o que a gente vai fazer, e se comporta e age como se não soubesse. Por exemplo: muitos teólogos fazem a maior confusão e criam a maior discursão em torno da predeterminação ou predestinação de Deus sobre os salvos. Isto é: Se Deus escreveu o nome dos salvos no livro da vida desde fundação do mundo? A resposta é SIM. (Ap 17:8) E se foi assim, então porque temos que aceitar a Jesus como nosso Senhor e Salvador para sermos salvos? E temos que pregar o evangelho, se já está predeterminado quem se salvará? A resposta é simples, Deus não predeterminou quem será salvo, apenas, Deus escreveu o nome dos salvos no livro da vida, mas se comporta como se o livro não existisse ou como se os nossos nomes não estivessem lá. Os nomes podem ser riscados. (Ap 3:5) Nosso nome está lá, mas temos que confirmar com as nossas atitudes, se não Jesus risca. Leia os versículos indicados para não ficar na dúvida.


    02.10 Com relação ao livro da vida, Deus olhou lá no futuro e viu por exemplo que o João vai vencer e botou o nome dele no livro da vida. Só Deus poderia fazer isto. Vai entender Deus.


    02.11 Deus quer que sejamos vencedores, no mesmo lugar onde fomos humilhados e envergonhados, para que aqueles que nos envergonharam, vejam que nós temos um Deus soberano, ainda que isto aconteça em outra dispensação, como é o caso do Senhor Jesus.


    02.12 A crucificação era um castigo monstruoso reservado para os piores homens daquela época, isto porque, normalmente, quando botavam um homem na cruz ele ficava vivo pelo menos três dias, muitas vezes tinham que quebrar as pernas do homem, furar o seu peito com uma lança, porque só a crucificação não era suficiente para matar o homem. Jesus morreu rápido, porque vinha passando por um processo de provação intensa, muito jejum, muita vigília, foi açoitado violentamente com chicote com pontas de prego, apanhou muito, perdeu muito sangue, estava profundamente fragilizado no momento da crucificação.


    02.13 O milênio é uma espécie de vingança da parte Deus, do seu Filho e dos cristãos com relação à afronta sofrida pelos ímpios, pelos demônios e por Satanás. Eis o motivo do milênio. Isto demonstra claramente que o milênio será aqui na terra e não no céu ou em outro lugar. E mesmo a Bíblia é clara com relação a este ponto. O reino milenar sem a menor sombra de dúvida, será aqui na terra. Se eu não sei explicar como Jesus e os salvos vão reinar na terra sobre as nações? Porque não consigo conciliar este enigma terrível? Porque uns são espíritos e outros carne e osso, isto não me dá o direito de dizer que o reino será em outro mundo. Pelo fato de que Jesus e os salvos estarão em corpo glorificado e o resto da humanidade na terra, os que saem vivos da tribulação ou nascem no milênio estarão em corpo de carne e osso como se conhece. Levantei a questão mas confesso, não sei explicar tecnicamente. Ainda.


    02.14 “...eles reinarão sobre a terra”. (Ap 5:9 e 10)


    02.15 Sobre isto o que tenho certeza é que Jesus e os salvos estarão em corpo glorificado igual aos anjos, e o resto da humanidade em corpo como conhecemos, carne e osso, e até o final do milênio estes últimos serão transformados e os primeiros nunca, jamais voltarão a ser carne e osso.


    02.16 Pode ser este o motivo pelo qual metade das pessoas que se propõe falar do milênio, dizem que o milênio será no céu, não sabem explicar o que eu também não saberia e aí querem dar uma explicação miraculosa.


    03 QUANDO SERÁ O MILÊNIO?


    03.1 O milênio começará imediatamente após a tribulação. A administração de Deus é composta de várias fases. Criação, queda, instituição de uma linha genealógica para a vinda do Filho de Deus, a vinda do Filho, a morte e ressureição do Filho, a subida do Filho e a descida do Espírito Santo, a instituição da igreja de Jesus, (a palavra igreja significa ajuntamento de pessoas, eclésia), tempo do fim, arrebatamento, tribulação, batalha do Armagedom (alguns botam no final do milênio), milênio e por fim a eternidade, que é assunto praticamente selado.


    04 COMO SERÁ O MILÊNIO?


    04.1 “Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”. Is 11:6-9


    04.2 Leão comendo palha com boi? É impossível que isso possa acontecer um dia, salvo se a natureza do leão for mudada. E é exatamente por causa desta mudança de natureza que a gente sabe que o texto está falando de um período fora do nosso período, certamente se trata do período do milênio. Não seria possível encaixar este texto em outro período da dispensação.


    04.3 Então, se leão vai comer capim, o que mais poderá acontecer no milênio? Muita coisa diferente, tão diferente, que poderemos tirar inferências do que não foi cogitado na Bíblia. Exemplo: não se sabe como será a relação de Jesus e os salvos com os não salvos, ou melhor, daqueles que estão em estado angelical com aqueles que estão por assim dizer “carnal”. Surge uma questão profunda: Os espirituais vão ver os carnais? E os carnais vão ver os espirituais? A resposta da primeira é fácil. Sim. Mas a resposta da segunda já complica, porque precisaria mudar a natureza dos carnais para algo mais próximo de espirituais, e é muito provável que isto aconteça e que seja esta a resposta para esta questão estranha que é o enigma do milênio. Se leão vai comer capim, porque os homens não poderão ver os anjos?


    04.4 Portanto, só há uma explicação para a solução do enigma do milênio, uma mudança de natureza dos homens da atualidade, eles ganhariam um sexto sentido que seria a capacidade de ver a Jesus e aos salvos ressurretos, do contrário, me perdoe, não tenho a menor ideia de como solucionar este enigma terrível. Eu não estou entregando uma revelação. Deus não me disse isto. Apenas cogitando uma possibilidade.


    04.5 Nunca encontrei nada a respeito disto, ninguém se atrevei até hoje a explicar como funcionaria esta relação entre os ressurretos e os do reino da carne. Para mim, me parece, satisfatório uma mudança de natureza. Seria o cheque mate da questão. Salvo melhor juízo de valor.


    04.6 Será um período de muita paz, prosperidade, alegria, e louvores a Deus. (Os 2:18).


    05 O QUE ACONTECERÁ AO FINAL DO MILÊNIO


    05.1 “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.7-10).


    05.2 Depois da prisão de Satanás, e seu lançamento no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte, começará o último período da administração divina, a eternidade, e aí então veremos Deus face a face conforme somos vistos, viveremos com Ele, por Ele e para Ele, e seremos um com Ele e conforme Ele é seremos nós. Jesus salva, cura e liberta. Não é porque as minhas profecias são estranhas que eu não sou um servo de Deus, elas são estranhas exatamente porque são profecias.


    Autor: Pastor Mota